Sociedade X Microsoft


Segue abaixo um email que escrevi sobre a questão de a Microsoft tentar forçar um segundo “padrão” para formatos de arquivo de Escritório. Escrevi isso em meados de 2008, portanto cuidado com as referências temporais! rs…

Tentativa “rápida” de explicar o contexto:
Na informática, dentro do campo dos documentos de escritório (textos, planilhas, etc) a ISO certificou o ODF como formato padrão (Maio/2006).
Há uma ano atrás (2007) a micro$oft lançou o OOXML como formato padrão do Office 2007 (para o word, por exemplo, é o “.docx”). Vale o comentário de que os arquivos criados no padrão do Office 2007 NÃO abrem em nenhuma outra versão do Office e nem em outras suites de escritório. Hoje já existem alguns patches (correções e/ou alterações) que podem ser instalados que fazem com que outras suítes abram tal formato, mas é algo bem precário e deficiente. Além disso, nenhuma versão do Microsoft Office abre os arquivos ODF (padrão ISO).
Assim que lançou o formato (OOXML), a micro$oft entrou com um pedido na ISO de reconhecimento do OOXML como padrão internacional (sim, a proposta deles é que se tenham dois padrões para a mesma coisa).
Na primeira reunião da ISO o padrão da Micro$oft foi aprovado – na primeira parte do processo, mas ocorreram várias denúncias com relação às pessoas (representantes de vários países) presentes na reunião. As notícias abaixo explicam um pouco melhor a situação.
Notícia 1 – Voto dinamarquês aprovando o Office Open XML da Microsoft é questionado por membro do comitê técnico
Notícia 2Noruega pede para suspender seu voto ‘Sim’ ao padrão Open XML
Notícia 3Fundação Ubuntu (Shuttleworth) reforça apelo da África do Sul contra o OOXML na ISO
Outras Notícias
Bem, algumas considerações:
– O padrão proposto pela micro$oft não está “fechado/redondo”, eles fizeram alterações e reformulações desde que entraram com o pedido de reconhecimento de padrão.
– A micro$oft, como já dito, quer que hajam dois padrões internacionais para um mesmo tipo de documento.
– O formato proposto pela micro$oft não é um “padrão livre” (não sei se esse é o termo mais correto), ou seja, as especificações podem até estar disponíveis, mas para utilizá-las, até aonde eu sei, deverão ser pagos royaltes, enquanto o formato ODF é um padrão totalmente aberto e livre, qualquer pessoa pode ver e utilizá-lo.
Para mais informações e considerações (muito mais refinadas e detalhadas do que estas que eu coloquei), vejam o site abaixo do Gpopai (grupo da USP que discute Políticas Públicas para o Livre Acesso à Informação):
http://www.gpopai.usp.br/wiki/index.php/Pesquisa_pessoal

Glossário:
ISOInternational Organization for Standardization – Organização que certifica e diz quais são os padrões mundiais, seja um formato de arquivo digital, seja um padrão de qualidade para engenharia civil, e etc.
http://www.iso.org/iso/iso_catalogue.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO

ODF – OASIS Open Document Format for Office Applications (ou, simplificando, Open Document Format) – Padrão aberto para documentos digitais de escritório já reconhecido e certificado pela ISO – padrão utilizado, inclusive, no OpenOffice (ferramenta de escritório aberta (e gratúita) concorrente do Microsoft Office).
http://www.oasis-open.org/committees/office/
http://br.odfalliance.org/ – ODF Aliance no Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/ODF

OOXML – Office Open XML – Formato de documento digital de escritório criado pela Microsoft.
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa338205.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Ecma_Office_Open_XML

XML – eXtensible Markup Language – É uma linguagem padrão para WEB, certificada pela W3C, de hierarquia de informações.
http://www.xml.org/
http://www.w3.org/XML/
http://pt.wikipedia.org/wiki/XML

W3C – World Wide Web Consortium – Consórcio mundial de empresas que cria/certifica padrões de criação / interpretação de conteúdos para a WEB.
http://www.w3.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/W3C

Notícias
Notícia 1:
http://computerworld.uol.com.br/infra_estrutura/2008/05/16/voto-dinamarques-aprovando-o-office-open-xml-da-microsoft-e-questionado-por-membro-do-comite-tecnico/
Notícia 2:
http://computerworld.uol.com.br/mercado/2008/04/02/noruega-pede-para-suspender-seu-voto-sim-ao-padrao-open-xml/
Notícia 3:
http://www.gremio.poli.usp.br/diraol/ooxml1.html
Outras Notícias:
http://www.gpopai.usp.br/wiki/index.php/Sobre_o_ODF


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.