Cobrança de Pedágios para Motos?


Comentários relativos à matéria do link abaixo e dos comentários dos leitores:
http://blog.estadao.com.br/blog/jc/?blog=32&c=1&page=1&more=1&title=mais_pedagios_para_moto&tb=1&pb=1&disp=single

Acho que deve-se sempre ser considerada a isonomia entre os cidadãos. Não entendo porque motoristas de motocicletas tem direitos e deveres distintos de motoristas de veículos com mais que 2 rodas (3 rodas se enquadra em que categoria?!) – À partir daqui tratarei estes veículos com mais que 3 rodas como automóveis. Todos somos motoristas e deveríamos estar submetidos às mesmas leis, todos deveríamos ter os mesmos direitos e os mesmos deveres.
Temos que pensar em muitos âmbitos. Do ponto de vista de sustentabilidade, uma motocicleta polui muito mais que um automóvel (“por cabeça”). Acho que isso deve ser levado em consideração, estudos não faltam para mostrar o quão crítica é a situação ambiental do planeta. Além disso, a degradação ambiental traz uma sobrecarga direta aos postos de saúde e hospitais.
Tem também a questão dos acidentes. Independente de quantidade, motos se envolvem em acidentes de trânsito, e isso demanda apoio médico, mecânico, guincho, e também causa dificuldades na circulação de veículos (inclusive motos).
Tem a questão da degradação do pavimento, também, que, com maior ou menor grau, existe.
Portanto, são muitas questões que devem ser consideradas, e eu entendo que deve ser cobrado sim pedágio de todos.
Não adianta tentar justificar que não quer pagar porque a via tem um asfalto ruim, isso para mim não faz o menor sentido. O que tem que haver é uma movimentação COLETIVA de motoristas de MOTOCICLETAS, CARROS, ÔNIBUS, CAMINHÕES E BICILETAS para cobrar do governo (e para que esse cobre e fiscalize as concessionárias) um bom investimento de recursos. Acho que a população tem que começar a lutar para ter seus direitos garantidos, e não para ter mais ou menos deveres. Quando começarmos a ter nossos direitos garantidos CONFORME A VONTADE DA POPULAÇÃO, a situação vai melhorar muito, e tenho certeza que diminuirá a cobrança indevida de impostos. Além do que, não acho que cobrança de impostos seja algo maléfico, só acho que a cobrança precisa ser justa respeitando-se as diferenças e que eles precisam ser bem empenhados, talvez essa seja a diferença entre o Brasil e a Suécia, que tem uma taxa de impostos altíssima também, mas que reinveste tal dinheiro na sociedade.
Acho que a movimentação por meio de Conselhos de Representantes e outras instâncias populares de atividades política são fundamentais para a melhoria do nosso país. Para quem quiser saber mais sobre tais instrumentos de democracia participativa, sugiro que conheça o Movimento NossaSãoPaulo (http://www.nossasaopaulo.org.br).

Abraços,

Diego


Uma resposta para “Cobrança de Pedágios para Motos?”

  1. Concordo com a questao da “isonomia ponderada pelo respeito as diferencas”.
    Nao acho que otociclistas nao devem pagar algo que todos os outros motoristas pagam.
    Porem, fica a queestao: por que temos que pagar pedagio se ja pagamos impostos, todos?
    Pedagio nao euma forma de restrringir a liberrdade de ir e vir das pessoas?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.