NetCombo, um Combo de dores de cabeça


Já há algum tempo era assinante da TVA (Tv por assinatura) e do Ajato (internet), e depois de algumas mudanças empresariais (a compra da TVA pela Vivo) o serviço de televisão começou a deixar a desejar.

No fim de Julho deste ano (2013), decidi que trocaria minha assinatura de “Vírtua banda larga popular” (512kbps) por um pacote de televisão de alta definição – e manteria meu Ajato como conexão à internet. Foi relatar abaixo o que me lembro, visto que já faz mais de um mês.

Liguei na Central de Atendimento da NET para fazer a “mudança” do meu “Virtua Popular” por um pacote de televisão (que já havia consultado pela internet mas que ainda queria conferir as promoções pela central). Fui super bem atendido pela atendente do setor “assinaturas”, ela me explicou quais eram as opções de pacotes, o que estava incluso em cada um deles, os preços e promoções. Foram cerca de 40 minutos no telefone, e no final terminei optando pelo pacote Net Mais HD, com um codificador HD. Se não estou enganado o valor era de cerca de R$60,00 (nas 3 primeiras faturas e 99,90 nas seguintes).

Após ter desligado o telefone, me lembrei que havia esquecido de negociar os pontos adicionais de televisão. Então liguei de volta à central para negociar os pontos extras. Fui informado pela atendente que cada ponto extra custaria R$30,00/mês (50% da assinatura). Achei o valor muito absurdo, e não estava nem um pouco disposto a pagá-lo. Sem os pontos extras eu decidi cancelar minha assinatura, então desliguei a ligação, voltei a ligar na central mas dessa vez na área de cancelamentos. Disse que pretendia cancelar a minha assinatura, a atendente do cancelamento ouviu minha história e fez uma contra-proposta. Ela me ofereceu um pacote Combo Net Mais HD e Net Virtua 10Mb. Pelo combo eu teria direito naturalmente a um ponto extra Digital sem acréscimo de custo. Além disso, eu teria também um desconto nas 3 primeiras faturas. Também fez parte do acordo de negociação mais um ponto-extra de TV Digital sem custo por um ano, uma “degustação” do pacote Telecine HD por um mês e a atendente me vendeu o Net Vírtua dizendo que o modem ofereceria suporte a WiFi.

Resumindo, o acordo envolvia:

  • Pacote de televisão Net Mais HD com:
    • 1 decodificador HD de alta definição
    • 2 decodificadores Digitais
    • 1 mês de “degustação” do pacote Telecine HD
  • Pacote Net Vírtua 10Mb com roteador Wifi.
  • Valor final do Pacote: R$128,90 nos três primeiros meses e R$160 nos demais.

Como eu receberia visitas em casa no fim de semana seguinte, tinha uma certa urgência na instalação. Marcamos para a quinta-feira.

Na quinta-feira, no fim do dia, apareceu um técnico em minha casa dizendo que a ordem de serviço que estava com ele só constava um ponto de televisão com decodificador HD e nada mais.

Imediatamente liguei na central de atendimento para reclamar. Recontei toda a história, esperei quase 10 minutos para o atendente verificar os registros “no sistema” e a ligação caiu. Liguei novamente, recontei toda a história novamente, e foram mais 15 minutos de espera para “averiguação”. Após essa espera a atendente disse que iria remarcar a instalação de mais um ponto digital e a internet. Avisei que estava faltando mais um ponto adicional digital, e fui informado que ela não tinha autorização para oferecê-lo sem custos. Então seria necessário abrir um novo chamado (interno) para averiguar a promoção que me havia sido oferecida pelo outro setor. Como eu não tinha escolha, “fiquei no aguardo”.

No dia seguinte o setor de relacionamento me ligou avisando que havia averiguado as ligações e conferido tudo. Remarcamos as instalações para o sábado durante a manhã.

No sábado, quando o técnico chegou, ele estava com uma ordem de serviço de instalação de dois pontos de tv digital, e só. Nada do modem para o Vírtua.

Liguei imediatamente na central, já sem nenhuma paciência, expliquei toda a história novamente, esperei mais muitos minutos de verificação, e a atendente me disse que para instalar o modem wifi eles iriam me cobrar mais R$60,00. Absolutamente inaceitável, ninguém havia me falado nada sobre “taxa de instalação” de um modem wifi (que eu poderia instalar por conta própria inclusive). Estava discutindo com a atendente quando ela simplesmente desligou o telefone. Tornei a ligar para a central, explicar toda a história de novo, esperei mais tempo e no fim das contas o que consegui foi só mais uma abertura de verificação que me levaria a esperar mais tempo. Quando o técnico foi embora de minha casa, estava com os três pontos de televisão funcionando, mas nada do virtual ou da “degustação” do Telecine HD.

Na semana seguinte recebi uma ligação da central de relacionamento informando que o modem seria instalado. Agendamos a instalação para a mesma semana e eu aproveitei para cobrar o Telecine.

Durante a semana o técnico veio instalar o Modem Wifi, mas o pacote Telecine nunca funcionou. Foram tantas ligações e tanto tempo no telefone que acabei por desistir do Telecine.

Achei que estava tudo resolvido e não teria mais dores de cabeça, mas sempre dá pra se superar né?

Essa semana recebi minha fatura da NET, primeiro mês de “fatura cheia” (no mês anterior foi parcial entre o pacote anterior e o atual). Quando abri a fatura tive a (péssima) surpresa que a fatura veio sem o desconto dos três primeiros meses.

Vou fazer uma reclamação na ouvidoria da NET, não vou mais ligar na central de relacionamento. O próximo passo é formalizar uma reclamação na ANATEL, pedir reembolso do que gastei e cancelar a assinatura.

Como há uma restrição de quantidade de caracteres no formulário, decidi escrever aqui no meu blog e referenciar o post no formulário.


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