Eleições 2018 – 1o turno


Ok, chegada a véspera do primeiro turno das eleições 2018 estou eu aqui registrando em quem provavelmente vou votar no primeiro turno.

Faço isso para compartilhar com as pessoas que desejam uma troca saudável de informações, tendo ou não decidido seus votos.

Vou primeiro falar sobre os legislativos, e depois sobre os executivos. No final deixo mais algumas outras recomendações, nas quais não ireit votar, mas que penso serem boas candidaturas.

Legislativos

No caso dos meus votos para o Legislativo os critérios que estou colocando na balança são:

Mulheres, Negros(as), de partidos que não possuem um histórico de “troca-troca” de votos por poder/influência, que respeitem e defendam ativamente direitos humanos e minorias, que tenham propostas de novas formas de fazer política e também estou levando em consideração as novas regras eleitorais que irão prejudicar partidos menores nas próximas eleições – uma regra que infelizmente irá concentrar poder e dinheiro nos grandes partidos “mais do mesmo”.

Assembleia Legislativa (Dep. Estadual)

“Bancada Ativista” (ou, “Mônica da Bancada”) – 50.900

A Bancada traz em sua raiz uma nova forma de fazer política – é um mandato coletivo – e acho que será uma experiência riquíssima vê-la em ação. Espero que consigam se eleger e trazer novos ares para nossa política. Certamente é uma experiência MUITO inovadora e que pode causar um grande impacto positivo!

Na urna será representada pela Mônica, mas as 9 co-candidaturas estarão lá, juntas.

Câmara dos Deputados – Dep. Federal

Douglas Belchior – 5075

Liderança negra da periferia de São Paulo. Traz quase todos os critérios que elenquei lá no começo (exceto ser mulher), mas certamente as representará muito bem no legislativo.

Senado Federal

Daniel Cara – 505

Seus principais temas para o mandato são Educação, Ciência, Tecnologia, Inovação, Democracia e Controle Social, Direitos Humanos, Segurança Pública e Saúde. Isso tudo com clareza do papel de um Senador, o que é muito importante. Recomendo muito que entrem no site dele para ver melhor sua história, propostas e compromissos.

Eduardo Suplicy – 131

O Suplicy é um dos políticos tradicionais mais honestos que conheço, e acho que ele sempre exerceu um papel muito importante no Senado Federal. Voto nele sem peso nenhum na consciência. Muitas vezes meio loucão, mas prefiro suas loucuras e excentricidades do que o descarado mal-caratismo que temos visto por aí.

Governo do Estado de São Paulo

Para o governo do Estado já vou me distanciar um pouco do que costumo fazer. Meu voto de coração vai para a Lisete Arelaro – 50. Sem sombra de dúvidas eu acho que ela é muito melhor que os demais candidatos, e seria fantástico vê-la  pautando de verdade Educação no Estado de São Paulo.

Mas, por puro pragmatismo, meu voto irá para o Márcio França – 40, do PSB. Um segundo turno entre Skaf e Dória é um cenário demasiadamente tenebroso, que não desejo a ninguém. Ambos representam projetos de poder calcados no pior que a política pode apresentar, um futuro cheio de retrocessos e caos – para todo mundo.

Não acho que ele seja o melhor nome necessariamente, mas acho que ele teve uma atuação bem propositiva e positiva na greve dos caminhoneiros, e não parece ser alguém interessado na barbárie.

Presidência da República

Para presidência da república, meu voto também será super pragmático. Será um voto em defesa de um Estado Democrático de Direito, em defesa do Republicanismo, contra o autoritarismo e o estado violento, contra o ódio.

Por isso optei por votar no candidato que eu entendo ter mais força para derrotar o conversadorismo antidemocrático que vem se fortalecendo. E este candidato é o Ciro Gomes – 12. Acho que ele é o que mais tem chances tanto de vencer a eleição quando de, após a eleição, levar uma gestão um pouco menos conflituosa que os demais candidatos que estão liderando as pesquisas, e nós não precisamos esgarçar mais ainda as relações políticas no país.

Outras opções

Antes de dar mais algumas sugestões, ouvi uma frase com a qual concordo muito.


Se você está cansado e não aguenta mais corrupção, vote em candidatas e candidatos do PSOL.

Deputado(a) Estadual:

Deputado(a) Federal:

Senado Federal:


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.