{"id":1350,"date":"2015-06-01T11:03:23","date_gmt":"2015-06-01T14:03:23","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.diraol.eng.br\/?p=1350"},"modified":"2015-06-01T11:03:23","modified_gmt":"2015-06-01T14:03:23","slug":"reforma-politica-e-mamilos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2015\/06\/01\/reforma-politica-e-mamilos\/","title":{"rendered":"Reforma Pol\u00edtica e Mamilos"},"content":{"rendered":"

Contexto: Coment\u00e1rio que escrevi ap\u00f3s ouvir o Podcast Mamilos#27 sobre Reforma Pol\u00edtica (Recomendad\u00edssimo!).<\/a><\/p>\n

Tentando contribuir com alguns pontos.<\/p>\n

Vou come\u00e7ar com a quest\u00e3o “Doar para Partido” x “Doar para candidato(a)s”. Acho que esse ponto fica pol\u00eamico quando assumimos doa\u00e7\u00f5es empresariais e sem limite de valores. N\u00e3o vejo ningu\u00e9m questionar pessoas f\u00edsicas doando para partidos, seja dentro ou fora dos per\u00edodos de campanha (quando n\u00e3o existem candidatos).
\nEu pessoalmente acho p\u00e9ssima a possibilidade de empresas doarem rios de dinheiro aos partidos. A elei\u00e7\u00e3o de 2014 foi a primeira elei\u00e7\u00e3o que tivemos um trabalho minimamente razo\u00e1vel de presta\u00e7\u00e3o de contas das campanhas eleitorais, at\u00e9 ent\u00e3o era imposs\u00edvel fazer qualquer auditoria nas contas de campanha. E grande parte dessa impossibilidade era advinda do fato de que havia o fen\u00f4meno das “doa\u00e7\u00f5es ocultas”, ou seja, o dinheiro era erado para o partido ou para comit\u00eas partid\u00e1rios (p.ex. “Comit\u00ea Financeiro \u00danico” do PMDB-SP), e esses faziam a redistribui\u00e7\u00e3o dos recursos aos candidatos, ocultando a “origem” do dinheiro.
\nEm 2014 todas as doa\u00e7\u00f5es, mesmo que passando por partido\/comit\u00ea deveriam ter sua origem identificada. Isso permitiu fazer o tracking do dinheiro, apesar de ainda haver alguma dificuldade. Com isso foi poss\u00edvel, pela primeira vez, fazer trabalhos como:
\nhttp:\/\/estadaodados.com\/padrinhos\/
\nhttp:\/\/estadaodados.com\/eles_elegem\/
\nhttp:\/\/estadaodados.com\/doacoes2014\/<\/p>\n

Eu participei dos 3 projetos, ent\u00e3o sei o qu\u00e3o dif\u00edcil foi fazer o tracking do dinheiro.<\/p>\n

Mas no fim das contas eu acho que do ponto de vista de financiamento de campanha o grande problema, e o que gera grande parte do personalismo que observamos na pol\u00edtica partid\u00e1ria eleitoral, \u00e9 o fato de que os partidos distribuem os recursos de forma completamente desproporcional entre seus candidatos. Se a ideia \u00e9 fortalecer os partidos, poder\u00edamos realizar mudan\u00e7as que reduzissem as disparidades dos(as) candidato(as) em termos financeiros e de tempo de tv. Isso inclusive desencorajaria as grandes empresas a doarem tanto quanto doam, porque o dinheiro delas seria distribu\u00eddo de uma maneira que reduziria muito o poder de press\u00e3o e influ\u00eancia sobre uma \u00fanica pessoa.<\/p>\n

Outra quest\u00e3o que poderia contribuir seria limitar os gastos de campanha. Olhando do ponto de vista sist\u00eamico, se o objetivo da campanha \u00e9 fazer com que a sociedade debata e conhe\u00e7a as candidaturas (e n\u00e3o candidato(a)s), ent\u00e3o me parece fazer sentido promover uma distribui\u00e7\u00e3o mais equitativa de tempo e dinheiro entre as candidaturas. N\u00e3o precisa ser necessariamente igual para todo mundo, mas me parece razo\u00e1vel que haja uma equidade maior.<\/p>\n

Isso inclusive poderia fazer com que os partidos tomassem mais cuidado na escolha de candidato(a)s. Claro que existem \u00f4nus tamb\u00e9m, visto que isso provavelmente dificulta a inser\u00e7\u00e3o de pessoas com menor express\u00e3o p\u00fablica dentro dos grandes partidos.<\/p>\n

Agora pontuando uma quest\u00e3o mais focada no financiamento empresarial de campanha, acho que precisamos pensar “no que queremos”. \u00c9 comum ouvirmos o discurso de que “as empresas fazem parte do pa\u00eds, qual o problema delas defenderem os interesses delas?”.
\nAssumindo que \u00e9 v\u00e1lida a tese de que as empresas tem o “direito” (desde quando empresa tem direito? Quem tem direitos constitucionais s\u00e3o pessoas n\u00e3o?) de defender seus interesses por meio de doa\u00e7\u00f5es de campanha, trago os seguintes dados:
\n“Atualmente, (as micro e pequenas empresas) s\u00e3o respons\u00e1veis por 84% da gera\u00e7\u00e3o de empregos. Enquanto isso, as m\u00e9dias e grandes empresas ocupam 16%.”[1]. Por\u00e9m, elas representam 27% do PIB, 52% dos empregos com carteira assinada e 40% dos sal\u00e1rios pagos[2]. No Brasil elas representam 99% das empresas[3].
\nOu seja, do ponto de vista de capital elas possuem um ter\u00e7o das m\u00e9dia e grandes empresas, mas elas s\u00e3o 99% das empresas e empregam mais pessoas. Mas seu poder de influ\u00eancia \u00e9 extremamente menor que das grandes empresas. Ao permitir o jogo empresarial sem considerar essas propor\u00e7\u00f5es, estamos favorecendo que uma parcela extremamente pequena seja privilegiada no jogo de poder da pol\u00edtica, mesmo essa parcela n\u00e3o tendo representatividade em termos de pessoas empregadas e popula\u00e7\u00e3o. Estamos permitindo uma enorme distor\u00e7\u00e3o da representa\u00e7\u00e3o que o parlamento deveria ‘reproduzir’ – que, no meu ponto de vista, \u00e9 a representa\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o, e isso n\u00e3o quer dizer que deva ser uma representa\u00e7\u00e3o censit\u00e1ria;<\/p>\n

Mas no fundo no fundo, eu acho que o mais importante de tudo \u00e9 debatermos como podemos tornar as Institui\u00e7\u00f5es (seja legislativo, executivo e tamb\u00e9m judici\u00e1rio) mais permissivas e transparentes, com mais espa\u00e7o para participa\u00e7\u00e3o, atua\u00e7\u00e3o e influ\u00eancia da popula\u00e7\u00e3o, de uma forma direta. N\u00e3o estou falando aqui de propostas de “democracia l\u00edquida”, mas sim que precisamos de mais mecanismos de participa\u00e7\u00e3o e controle social, direto e distribu\u00eddo, sobre as institui\u00e7\u00f5es representativas. E, com isso, tamb\u00e9m \u00e9 fundamental a participa\u00e7\u00e3o fora dos per\u00edodos eleitorais. Resumir nossa participa\u00e7\u00e3o pol\u00edtica ao voto \u00e9 o maior dos erros. (Nossa, eu dei uma pausa no podcast bem no finalzinho, antes da \u00faltima fala da Cris, para escrever esse coment\u00e1rio. Logo depois de terminar esse par\u00e1grafo eu dei play novamente e o coment\u00e1rio da Cris foi exatamente esse, n\u00e3o podemos nos resumir ao voto…. \u00f3timo!)<\/p>\n

E agora s\u00f3 jogando um ponto que ainda n\u00e3o apareceu na discuss\u00e3o mas que acho importante de ser pensado no contexto de representatividade e parlamento, acho que precisamos discutir com seriedade a regulamenta\u00e7\u00e3o do Lobby. Porque isso \u00e9 algo que ocorre sempre, mas que sem uma regulamenta\u00e7\u00e3o acaba por favorecer quem j\u00e1 tem mais for\u00e7a (econ\u00f4mica). Inclusive \u00e9 aqui que a doa\u00e7\u00e3o de campanha das grandes empresas realmente aparece, porque s\u00e3o estes lobistas que fazem press\u00e3o naqueles que receberam “doa\u00e7\u00f5es”.<\/p>\n

p.s: S\u00f3 um relato pessoal sobre como \u00e9 relevante entender “as regras do jogo” das elei\u00e7\u00f5es. Nas duas \u00faltimas elei\u00e7\u00f5es para Dep. Fed. eu havia votado no Ivan Valente, e fiquei feliz com o trabalho que ele fez. Nesta \u00faltima elei\u00e7\u00e3o eu doei para a campanha dele mas n\u00e3o votei nele. Votei num outro candidato do partido, mas com menor express\u00e3o. Mas fiz isso sabendo que, no fim das contas, pela regra do jogo, meu voto iria ajud\u00e1-lo a se eleger, e de quebra ainda pude dar meu apoio dentro do partido a uma pessoa diferente, ainda nova na disputa.<\/p>\n

Nossa, acho que exagerei….. vai virar post no blog rs.<\/p>\n

Linkando caso algu\u00e9m queira continuar o debate futuramente em outro espa\u00e7o com diverg\u00eancias tem\u00e1ticas:<\/p>\n

http:\/\/<\/p>\n

[1] http:\/\/radioagencianacional.ebc.com.br\/economia\/audio\/2015-02\/micro-e-pequenas-empresas-geram-84-dos-empregos-do-pais
\n[2] http:\/\/www.sebrae.com.br\/sites\/PortalSebrae\/ufs\/mt\/noticias\/Micro-e-pequenas-empresas-geram-27%25-do-PIB-do-Brasil
\n[3] http:\/\/www.sebraesp.com.br\/index.php\/234-uncategorised\/institucional\/pesquisas-sobre-micro-e-pequenas-empresas-paulistas\/micro-e-pequenas-empresas-em-numeros<\/p>\n

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Contexto: Coment\u00e1rio que escrevi ap\u00f3s ouvir o Podcast Mamilos#27 sobre Reforma Pol\u00edtica (Recomendad\u00edssimo!). Tentando contribuir com alguns pontos. Vou come\u00e7ar com a quest\u00e3o “Doar para Partido” x “Doar para candidato(a)s”. Acho que esse ponto fica pol\u00eamico quando assumimos doa\u00e7\u00f5es empresariais e sem limite de valores. 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