{"id":339,"date":"2010-04-21T18:06:55","date_gmt":"2010-04-21T21:06:55","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.diraol.eng.br\/?p=339"},"modified":"2010-04-21T18:06:55","modified_gmt":"2010-04-21T21:06:55","slug":"oito-principios-dados-publicos-abertos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2010\/04\/21\/oito-principios-dados-publicos-abertos\/","title":{"rendered":"Oito princ\u00edpios para determinar se os dados p\u00fablicos s\u00e3o realmente abertos"},"content":{"rendered":"

Retirei este post do blog do Pedro Valente<\/a>, achei que s\u00e3o informa\u00e7\u00f5es muito relevantes que todos dever\u00edamos t\u00ea-las em mente, observ\u00e1-las no dia-a-dia e cobrar o poder p\u00fablico! Afinal, Ele, o Estado, est\u00e1 l\u00e1 para trazer melhorias para todos n\u00f3s, popula\u00e7\u00e3o, e Ele n\u00e3o faz o menor sentido sem a popula\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que:<\/p>\n

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constitui\u00e7\u00e3o<\/em>” (CONSTITUI\u00c7\u00c3O DA REP\u00daBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988<\/span><\/a><\/span>)<\/p>\n

\"\"
\n========================
\n(Traduzido de http:\/\/resource.org\/8_principles.html)<\/p>\n

Um grupo de defensores da divulga\u00e7\u00e3o organizada de dados p\u00fablicos se reuniu e criou a lista que segue, chamada em ingl\u00eas de Open Government Data Principles.<\/p>\n

Segundo eles, dados do governo s\u00f3 podem ser considerados abertos se forem liberados publicamente de acordo com os princ\u00edpios abaixo. (Mantive os links para os verbetes originais em ingl\u00eas).<\/p>\n

1. Completos
\nTodos os dados p\u00fablicos est\u00e3o dispon\u00edveis. Um dado p\u00fablico \u00e9 o dado que n\u00e3o est\u00e1 sujeito a limita\u00e7\u00f5es v\u00e1lidas de privacidade, seguran\u00e7a ou privil\u00e9gios de acesso.<\/p>\n

2. Prim\u00e1rios
\nOs dados s\u00e3o como os coletados na fonte, com o maior n\u00edvel poss\u00edvel de granularidade e sem agrega\u00e7\u00e3o ou modifica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

3. Atuais
\nOs dados s\u00e3o colocados \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o t\u00e3o rapidamente quanto necess\u00e1rio para preservar o seu valor.<\/p>\n

4. Acess\u00edveis
\nOs dados est\u00e3o dispon\u00edveis para a o maior escopo poss\u00edvel de usu\u00e1rios e para o maior escopo poss\u00edvel de finalidades.<\/p>\n

5. Process\u00e1veis por m\u00e1quinas
\nOs dados s\u00e3o razoavelmente estruturados para permitir processamento automatizado.<\/p>\n

6. N\u00e3o-discriminat\u00f3rios
\nOs dados est\u00e3o dispon\u00edveis para todos, sem necessidade de cadastro.<\/p>\n

7. N\u00e3o-propriet\u00e1rios
\nO dados est\u00e3o dispon\u00edveis em um formato sobre o qual nenhuma entidade tem controle exclusivo.<\/p>\n

8. Livres de licen\u00e7as
\nOs dados n\u00e3o est\u00e3o sujeitos a nenhuma regula\u00e7\u00e3o de direitos autorais, patentes, propriedade intelectual ou segredo industrial. Restri\u00e7\u00f5es sensatas relacionadas \u00e0 privacidade, seguran\u00e7a e privil\u00e9gios de acesso podem ser permitidas.<\/p>\n

A observ\u00e2ncia aos princ\u00edpios deve ser revis\u00e1vel (veja item 3 abaixo).
\nDefini\u00e7\u00f5es<\/p>\n

1. O significado de \u201cp\u00fablico\u201d :Estes princ\u00edpios n\u00e3o tratam sobre que dados devem ser p\u00fablicos e abertos. Privacidade, seguran\u00e7a e outras preocupa\u00e7\u00f5es podem impedir legalmente (e com raz\u00e3o) que conjuntos de dados sejam compartilhados com o p\u00fablico. Por isso, os princ\u00edpios especificam apenas as condi\u00e7\u00f5es que os dados p\u00fablicos devem atender para serem considerados \u201cabertos\u201d.
\n2. O significado de \u201cdados\u201d:Informa\u00e7\u00f5es ou grava\u00e7\u00f5es armazenadas eletronicamente. Exemplos incluem documentos, bases de dados de contratos, transcri\u00e7\u00f5es de audi\u00eancias e grava\u00e7\u00f5es audio\/visuais de eventos.Embora fontes informativas n\u00e3o eletr\u00f4nicas, como artefatos f\u00edsicos, n\u00e3o sejam objeto destes princ\u00edpios, encoraja-se que elas sejam convertidas para formatos eletr\u00f4nicos na medida do poss\u00edvel.
\n3. O significado de \u201crevis\u00e1vel\u201d:Algu\u00e9m deve ser designado como contato para responder a pessoas que tentarem utilizar os dados.A pessoa de contato deve estar claramente designada para que possa responder a reclama\u00e7\u00f5es sobre viola\u00e7\u00f5es dos princ\u00edpios.<\/p>\n

Uma corte administrativa ou judicial deve ter a jurisdi\u00e7\u00e3o para revisar se a ag\u00eancia aplicou estes princ\u00edpios apropriadamente.<\/p>\n

* * *<\/p>\n

E o que isso tem a ver com o Brasil?<\/p>\n

Toda entidade p\u00fablica que gera dados de interesse p\u00fablico deveria liber\u00e1-los seguindo os princ\u00edpios acima. Simples assim. N\u00e3o importa de onde elas s\u00e3o.<\/p>\n

O exemplo mais gritante \u00e9 o de dados que s\u00e3o acess\u00edveis apenas pelo browser, como a lista de devedores do INSS, que viola claramente o princ\u00edpio 5 (dados devem ser process\u00e1veis por m\u00e1quinas).<\/p>\n

O que os desafios dos posts anteriores incentivam \u00e9 a aplica\u00e7\u00e3o na marra destes princ\u00edpios aos dados p\u00fablicos brasileiros.<\/p>\n

Obs.: Tem post novo no outro blog tamb\u00e9m -> http:\/\/diraol.polignu.org<\/a> – <\/strong>Rede NING \u2013 E se fosse diferente?<\/a><\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Retirei este post do blog do Pedro Valente, achei que s\u00e3o informa\u00e7\u00f5es muito relevantes que todos dever\u00edamos t\u00ea-las em mente, observ\u00e1-las no dia-a-dia e cobrar o poder p\u00fablico! 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