Comiss\u00e3o do Senado retira do MEC responsabilidade pelo ensino superior<\/em><\/a><\/p>\nSobre ela, um colega escreveu que “Se o Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o fizer a parte dele sem a atribui\u00e7\u00e3o do ensino superior,\u00a0 pra mim ta \u00f3timo.<\/em>“, e a resposta que dei a ele foi<\/p>\n\n“Eu discordo de voc\u00ea.<\/em> \nPrimeiro porque eu acho que o papel educacional das Universidades \u00e9 fundamental, e retir\u00e1-las do MEC s\u00f3 tende a piorar a situa\u00e7\u00e3o da educa\u00e7\u00e3o de n\u00edvel superior.<\/em> \nEm segundo lugar porque acho dif\u00edcil pensar numa solu\u00e7\u00e3o para a educa\u00e7\u00e3o do Brasil sem que as Universidades fa\u00e7am parte deste processo.<\/em> \nMudar as atribui\u00e7\u00f5es e responsabilidades da “entidade” (minist\u00e9rio) para que ela consiga cumpri-las \u00e9, no m\u00ednimo, imbecilidade.<\/em><\/p>\n<\/blockquote>\nMeu colega colocou que, na opini\u00e3o dele,\u00a0 “a melhoria da educa\u00e7\u00e3o no Brasil ainda n\u00e3o precisaria envolver o ensino superior<\/em>” e que ap\u00f3s dar aulas para “adultos e adolescentes que estudaram em um col\u00e9gio p\u00fablico em um cursinho volunt\u00e1rio<\/em>“,\u00a0 ele chegou \u00e0 conclus\u00e3o que “o problema n\u00e3o est\u00e1 na minha mat\u00e9ria<\/em> (\u00e1lgebra). Est\u00e1 no fato de que, desde quando come\u00e7aram a frequentar a escola, eles n\u00e3o desenvolveram competencias b\u00e1sicas que s\u00e3o ensinadas para a maioria dos alunos do ensino superior.<\/em>” Ao questionar a professora particular de ingl\u00eas dele, que tamb\u00e9m d\u00e1 aulas na rede p\u00fablica, sobre o tema, ela respondeu que “Os alunos de l\u00e1 n\u00e3o tem o menor interesse, pois sabem que eles v\u00e3o passar mesmo que n\u00e3o fa\u00e7am nada. Para completar, eles ainda atrapalham muito aqueles que tem interesse, e n\u00e3o posso tomar nenhuma atitude disciplinar contra eles<\/em>“<\/p>\nEste meu colega ainda concluiu: \n“Concordo com voc\u00ea que, se tudo fosse rosas, deveria se do jeito que voc\u00ea disse, mas n\u00e3o adianta tentar fazer tudo bonitinho se n\u00e3o funciona. N\u00e3o sei que tipo de implica\u00e7\u00f5es pol\u00edticas essa medida vai ter mas, se for preciso criar o Minist\u00e9rio da Primeira S\u00e9rie do Fundamental ou o Minist\u00e9rio da Interpreta\u00e7\u00e3o de Texto para que minha professora consiga ensinar seus alunos e, consequentemente, o aproveitamento dos meus aumente, pra mim ta \u00f3timo.<\/em>“<\/p>\nE aqui vem o que me motivou a escrever este post… minha resposta a este \u00faltimo email dele. Vou copi\u00e1-la na integra abaixo:<\/p>\n
“j\u00e1 dei aulas em cursinhos populares pr\u00e9-universit\u00e1rios (que s\u00e3o diferentes de pr\u00e9-vestibulares – mas n\u00e3o vou me alongar nisso) e realmente existe uma enorme falta de bases matem\u00e1ticas, muito anteriores a “equa\u00e7\u00f5es de segundo grau”. \nMas n\u00e3o acho que a cria\u00e7\u00e3o de novos minist\u00e9rios, especializa\u00e7\u00e3o de minist\u00e9rios ou qualquer coisa do g\u00eanero seja algo que v\u00e1 resolver a situa\u00e7\u00e3o. Enquanto um professor de ensino p\u00fablico (em qualquer n\u00edvel) n\u00e3o receber uma sal\u00e1rio razo\u00e1vel, n\u00e3o vamos ter mudan\u00e7as de verdade.<\/em> \n Claro que a “aprova\u00e7\u00e3o autom\u00e1tica” \u00e9 um absurdo e que deveria acabar ontem. Mas, mesmo antes dela, t\u00ednhamos problemas. E isso passa pelo fato de um professor da rede p\u00fablica ter que dar aula em 3 escolas em locais distantes umas das outras, ganhando muito pouco e, por exemplo, n\u00e3o sendo remunerado por tempo com prepara\u00e7\u00e3o de aulas e provas, corre\u00e7\u00e3o de provas e exerc\u00edcios e por ai vai.<\/em> \n Certamente os professores deveriam ser remunerado por, pelo menos, o dobro do hor\u00e1rio de aulas que eles d\u00e3o. E estou sendo bonzinho com o “pelo menos”. Numa turma de 50 alunos que eu tinha e que eu passei uma atividade (SIMPLES!) dissertativa, gastei um fim de semana todo s\u00f3 pra corrigir. Isso sem considerar o tempo de preparar a prova. \nPor isso sou totalmente favor\u00e1vel \u00e0 campanha “10% do PIB para Educa\u00e7\u00e3o<\/a>” (campanha encabe\u00e7ada pelo psol no legislativo). Eu acho que esse aumento \u00e9 um primeiro passo muito mais efetivo do que a cria\u00e7\u00e3o de qualquer “minist\u00e9rio”. \nE o mesmo vale para as Universidade P\u00fablicas. Se n\u00e3o garantirmos que um docente pode ganhar um sal\u00e1rio razo\u00e1vel (em fun\u00e7\u00e3o de seu conhecimento, sua capacidade de produ\u00e7\u00e3o e etc), e que sua atua\u00e7\u00e3o enquanto docente (e n\u00e3o pesquisador) \u00e9 algo de suma import\u00e2ncia e isso ser levado em considera\u00e7\u00e3o (hoje n\u00e3o \u00e9), nosso ensino superior continuar\u00e1 sendo de terceiro mundo, e rankings que colocam a USP como “melhor da AL” s\u00e3o muit\u00edssimos vazios. \nSe os professores do ensino p\u00fablico fundamental\/m\u00e9dio fossem recebessem o tratamento que recebem os docentes universit\u00e1rios j\u00e1 seria um grande avan\u00e7o…. \nExistem v\u00e1rias outras coisas a se levar em considera\u00e7\u00e3o como, por exemplo, a quantidade de estudantes numa sala de aula com rela\u00e7\u00e3o ao n\u00famero de “educadores” (profess@r + assistente(s)). \nPor fim, h\u00e1 s\u00f3 mais uma quest\u00e3o relativa \u00e0 mudan\u00e7a proposta. E os cursos n\u00e3o s\u00e3o tecnol\u00f3gicos\/mercadol\u00f3gicos? O que v\u00e3o fazer dentro do Minist\u00e9rio da Ci\u00eancia e Tecnologia? Ensino Superior se resume apenas a produ\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica? Como ficam os cursos de Pedagogia, Hist\u00f3ria, Matem\u00e1tica, F\u00edsica, etc? O MCTI (Minist\u00e9rio da Ci\u00eancia, Tecnologia e Inova\u00e7\u00e3o) \u00e9 que vai legislar sobre como devem ser os professores de Ensino M\u00e9dio\/Fundamental?…….<\/em>“<\/p><\/blockquote>\nE voc\u00eas, o que acham?<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Discuss\u00e3o sobre uma poss\u00edvel transfer\u00eancia de responsabilidades entre o Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o (MEC) e o Minist\u00e9rio de Ci\u00eancia e Tecnologia (MCT \/ MCTI), ponderando caminhos para se melhorar o sistema educacional brasileiro.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"jetpack_post_was_ever_published":false,"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_newsletter_tier_id":0,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_is_tweetstorm":false,"jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":false,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false}}},"categories":[4,9,10],"tags":[20,48,96,101,102,103,153,154,155,238],"jetpack_publicize_connections":[],"yoast_head":"\n
O caminho da educa\u00e7\u00e3o no Brasil - Diego Rabatone Oliveira<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n
Diego Rabatone Oliveira
Aqui deixo algumas Indicações de livros infantis (desde bebês até crianças) que fizeram sucesso com o David (ou com coleguinhas da idade dele ou mais velhos).
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Aqui estão minhas indicações para as eleições 2018!
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Lista de podcasts que costumo ouvir
Relato da Reunião de 10/03/2016 do CPM Lapa
Meu relato da Reunião de 25/02 do Conselho Participativo Municipal da Lapa
Meu primeiro post sobre o Conselho Participativo Municipal (CPM), contexto e agradecimento.
Post transferido para: http://foto.diraol.eng.br/2015/07/18/contrastes-paulistanos/
Contexto: Comentário que escrevi após ouvir o Podcast Mamilos#27 sobre Reforma Política (Recomendadíssimo!). Tentando contribuir com alguns pontos. Vou começar com a questão “Doar para Partido” x “Doar para candidato(a)s”. Acho que esse ponto fica polêmico quando assumimos doações empresariais e sem limite de valores. Não vejo ninguém questionar pessoas físicas doando para partidos, seja…