{"id":76,"date":"2009-05-10T02:36:00","date_gmt":"2009-05-10T02:36:00","guid":{"rendered":"http:\/\/diraol.wordpress.com\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio"},"modified":"2009-05-10T02:36:00","modified_gmt":"2009-05-10T02:36:00","slug":"crianca-a-alma-do-negocio","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/","title":{"rendered":"“Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio”"},"content":{"rendered":"
Fonte: http:\/\/mais.uol.com.br\/view\/gc439u8dh7oo\/crianca-a-alma-do-negocio-04023964D8A17326?types=A&<\/a><\/span><\/div>\n
Primeira coisa….. “Mexem com a cabecinha deles, porque \u00e9 bem imatura n\u00e9, a crian\u00e7a \u00e9 vulner\u00e1vel, ela vai ver ela vai querer”….
\nComo se os “jovens” e “adultos” n\u00e3o fossem tamb\u00e9m. Como se as milhares propagandas que nos bombardeiam minuto a minuto n\u00e3o nos influenciassem. Ou ser\u00e1 que n\u00f3s compramos uma Coca-Cola porque ela realmente tem “bolhinhas refrescantes que matam a sede instant\u00e2neamente”? Como diria meu professor, Jo\u00e3o Furtado, se algum dia algu\u00e9m descobrir uma Coca-Cola que tem aquelas bolhas ultra-refrescantes do lado de fora, por favor, me avise que eu vou comprar na hora!<\/div>\n
\n

Ali\u00e1s, as crian\u00e7as realmente s\u00e3o muito mais expostas \u00e0s propagandas do que os adultos, mas os adultos s\u00e3o MUITO influenciados pelos comerciais… isso quer dizer que os adultos s\u00e3o mais “fracos” (ou t\u00e3o quanto) as crian\u00e7as?? Principalmente se pensarmos que uma boa parte das propagandas refor\u00e7a que os pais devem satisfazer as vontades das crian\u00e7as, devem faz\u00ea-las felizes comprando o que elas pedem. E ai os pais acabam refor\u00e7ando a l\u00f3gica sobre as crian\u00e7as… ou estou errado??<\/p>\n

“O desejo de comprar passa a ser a coisa em si”.
\nSer\u00e1 que \u00e9 s\u00f3 com as crian\u00e7as que existe essa invers\u00e3o entre “fins” e “meios”? Ou ser\u00e1 que a maioria das pessoas trabalha para ganhar dinheiro?
\nSer\u00e1 que as pessoas v\u00e3o \u00e0 livraria pois querem ler um livro ou pois querem comprar um livro?
\nQual \u00e9 o fim para os adultos? O objeto comprado ou o ato de comprar?<\/p>\n

Ser\u00e1 que existe alguma semelhan\u00e7a entre a crian\u00e7a que pede um brinquedo e brinca apenas uma vez com ele, e a m\u00e3e ou o pai que compra um vestido (ou outra roupa) mas s\u00f3 o utiliza uma vez?<\/p>\n

Ali\u00e1s, s\u00f3 relatando, tenho uma tia que fez luzes no cabelos dos filhos com menos de 3 anos… um deles ainda era de colo…..<\/p>\n

Complicado ver uma m\u00e3e falando que as propagandas n\u00e3o condizem com o que deveria ser relativo ao mundo de crian\u00e7as, mas mesmo assim elas d\u00e3o \u00e0s crian\u00e7as os produtos dessas propagandas. Mas ela n\u00e3o conseguem ver a rela\u00e7\u00e3o entre essas coisas. Muitas vezes os pais n\u00e3o conseguem ver que as meninas n\u00e3o usariam roupas “que real\u00e7am suas caracter\u00edsticas” se os pais n\u00e3o comprassem.
\nAli\u00e1s, a maioria dos exemplos “cl\u00e1ssicos”[esteriotipados] s\u00e3o relacionados \u00e0s crian\u00e7as do sexo feminino…<\/p>\n

Bem, est\u00e3o ai algumas reflex\u00f5es que me ocorreram durante o document\u00e1rio.<\/p>\n

Acho que vale \u00e0 pena todo mundo assistir e refletir!<\/p>\n

Temos que pensar por todos os lados.
\nEnquanto alvo diretos das propagandas, enquanto pais, ao dar algo a nossos filhos, enquanto profissionais, ao trabalharmos na cria\u00e7\u00e3o de um propaganda ou na venda\/produ\u00e7\u00e3o de um produto. Acho que falta reflex\u00e3o vinda de todos os lados. E do lado dos profissionais eu ainda apelo \u00e0 \u00c9tica!<\/p>\n

Bem… fica a sugest\u00e3o de leitura!<\/p>\n

Abs,<\/p>\n

Diego<\/p><\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Fonte: http:\/\/mais.uol.com.br\/view\/gc439u8dh7oo\/crianca-a-alma-do-negocio-04023964D8A17326?types=A& Primeira coisa….. “Mexem com a cabecinha deles, porque \u00e9 bem imatura n\u00e9, a crian\u00e7a \u00e9 vulner\u00e1vel, ela vai ver ela vai querer”…. Como se os “jovens” e “adultos” n\u00e3o fossem tamb\u00e9m. Como se as milhares propagandas que nos bombardeiam minuto a minuto n\u00e3o nos influenciassem. Ou ser\u00e1 que n\u00f3s compramos uma Coca-Cola porque […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"jetpack_post_was_ever_published":false,"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_newsletter_tier_id":0,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_is_tweetstorm":false,"jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":false,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false}}},"categories":[10,11],"tags":[],"jetpack_publicize_connections":[],"yoast_head":"\n"Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio" - Diego Rabatone Oliveira<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\""Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio" - Diego Rabatone Oliveira\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Fonte: http:\/\/mais.uol.com.br\/view\/gc439u8dh7oo\/crianca-a-alma-do-negocio-04023964D8A17326?types=A& Primeira coisa….. “Mexem com a cabecinha deles, porque \u00e9 bem imatura n\u00e9, a crian\u00e7a \u00e9 vulner\u00e1vel, ela vai ver ela vai querer”…. Como se os “jovens” e “adultos” n\u00e3o fossem tamb\u00e9m. Como se as milhares propagandas que nos bombardeiam minuto a minuto n\u00e3o nos influenciassem. Ou ser\u00e1 que n\u00f3s compramos uma Coca-Cola porque […]\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Diego Rabatone Oliveira\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2009-05-10T02:36:00+00:00\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"diraol\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:creator\" content=\"@diraol\" \/>\n<meta name=\"twitter:site\" content=\"@diraol\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"diraol\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"Article\",\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/#article\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/\"},\"author\":{\"name\":\"diraol\",\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/8e87c42415ea3a5ca3dbe4eb6803c55d\"},\"headline\":\"“Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio”\",\"datePublished\":\"2009-05-10T02:36:00+00:00\",\"dateModified\":\"2009-05-10T02:36:00+00:00\",\"mainEntityOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/\"},\"wordCount\":533,\"commentCount\":0,\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/8e87c42415ea3a5ca3dbe4eb6803c55d\"},\"articleSection\":[\"Reflex\u00f5es\",\"Sociedade\"],\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"CommentAction\",\"name\":\"Comment\",\"target\":[\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/#respond\"]}]},{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/\",\"url\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/\",\"name\":\"\\\"Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio\\\" - Diego Rabatone Oliveira\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2009-05-10T02:36:00+00:00\",\"dateModified\":\"2009-05-10T02:36:00+00:00\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"“Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio”\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/\",\"name\":\"Diego Rabatone Oliveira\",\"description\":\"Ideias e pensamentos aleatoriamente planejados\",\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/8e87c42415ea3a5ca3dbe4eb6803c55d\"},\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":[\"Person\",\"Organization\"],\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/8e87c42415ea3a5ca3dbe4eb6803c55d\",\"name\":\"diraol\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/i0.wp.com\/blog.diraol.eng.br\/wp-content\/uploads\/sites\/4\/2022\/04\/cropped-photo_2022-01-14_16-31-39.jpg?fit=512%2C512&ssl=1\",\"contentUrl\":\"https:\/\/i0.wp.com\/blog.diraol.eng.br\/wp-content\/uploads\/sites\/4\/2022\/04\/cropped-photo_2022-01-14_16-31-39.jpg?fit=512%2C512&ssl=1\",\"width\":512,\"height\":512,\"caption\":\"diraol\"},\"logo\":{\"@id\":\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/image\/\"},\"sameAs\":[\"https:\/\/blog.diraol.eng.br\",\"https:\/\/twitter.com\/diraol\"]}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"\"Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio\" - Diego Rabatone Oliveira","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"\"Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio\" - Diego Rabatone Oliveira","og_description":"Fonte: http:\/\/mais.uol.com.br\/view\/gc439u8dh7oo\/crianca-a-alma-do-negocio-04023964D8A17326?types=A& Primeira coisa….. “Mexem com a cabecinha deles, porque \u00e9 bem imatura n\u00e9, a crian\u00e7a \u00e9 vulner\u00e1vel, ela vai ver ela vai querer”…. Como se os “jovens” e “adultos” n\u00e3o fossem tamb\u00e9m. Como se as milhares propagandas que nos bombardeiam minuto a minuto n\u00e3o nos influenciassem. Ou ser\u00e1 que n\u00f3s compramos uma Coca-Cola porque […]","og_url":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/","og_site_name":"Diego Rabatone Oliveira","article_published_time":"2009-05-10T02:36:00+00:00","author":"diraol","twitter_card":"summary_large_image","twitter_creator":"@diraol","twitter_site":"@diraol","twitter_misc":{"Escrito por":"diraol","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"Article","@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/#article","isPartOf":{"@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/"},"author":{"name":"diraol","@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/8e87c42415ea3a5ca3dbe4eb6803c55d"},"headline":"“Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio”","datePublished":"2009-05-10T02:36:00+00:00","dateModified":"2009-05-10T02:36:00+00:00","mainEntityOfPage":{"@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/"},"wordCount":533,"commentCount":0,"publisher":{"@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/8e87c42415ea3a5ca3dbe4eb6803c55d"},"articleSection":["Reflex\u00f5es","Sociedade"],"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"CommentAction","name":"Comment","target":["https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/#respond"]}]},{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/","url":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/","name":"\"Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio\" - Diego Rabatone Oliveira","isPartOf":{"@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#website"},"datePublished":"2009-05-10T02:36:00+00:00","dateModified":"2009-05-10T02:36:00+00:00","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/2009\/05\/10\/crianca-a-alma-do-negocio\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"“Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio”"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#website","url":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/","name":"Diego Rabatone Oliveira","description":"Ideias e pensamentos aleatoriamente planejados","publisher":{"@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/8e87c42415ea3a5ca3dbe4eb6803c55d"},"potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":["Person","Organization"],"@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/8e87c42415ea3a5ca3dbe4eb6803c55d","name":"diraol","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/i0.wp.com\/blog.diraol.eng.br\/wp-content\/uploads\/sites\/4\/2022\/04\/cropped-photo_2022-01-14_16-31-39.jpg?fit=512%2C512&ssl=1","contentUrl":"https:\/\/i0.wp.com\/blog.diraol.eng.br\/wp-content\/uploads\/sites\/4\/2022\/04\/cropped-photo_2022-01-14_16-31-39.jpg?fit=512%2C512&ssl=1","width":512,"height":512,"caption":"diraol"},"logo":{"@id":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/#\/schema\/person\/image\/"},"sameAs":["https:\/\/blog.diraol.eng.br","https:\/\/twitter.com\/diraol"]}]}},"jetpack_featured_media_url":"","jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_shortlink":"https:\/\/wp.me\/p4kIyx-1e","jetpack_likes_enabled":false,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/76"}],"collection":[{"href":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=76"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/76\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=76"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=76"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.diraol.eng.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=76"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}<!DOCTYPE html> <html lang="pt-BR"> <head> <meta charset="UTF-8" /> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1" /> <meta name='robots' content='index, follow, max-image-preview:large, max-snippet:-1, max-video-preview:-1' /> <!-- This site is optimized with the Yoast SEO plugin v21.5 - https://yoast.com/wordpress/plugins/seo/ --> <title>Diego Rabatone Oliveira Diego Rabatone Oliveira